Saiba como o marketing digital vai impulsionar sua franquia de idiomas

Se você tem o sonho de ter uma escola de idiomas, precisa pensar em diferentes elementos relacionados à gestão. Um deles é o ato de captar alunos, que acaba culminando na retenção de alunos. Nesse sentido, o marketing digital pode ajudar bastante, assim como abrir uma franquia de idiomas. Já pensou nessa possibilidade?

 

Independentemente da sua resposta, vale a pena ler este post. A partir de agora, você vai compreender como esse tipo de marketing pode impactar positivamente o seu negócio, de que forma ele ajudará a reter os estudantes da sua escola e que ações você pode implantar para ter melhores resultados.

 

Por fim, você verá como mensurar as métricas e acompanhar os resultados do marketing voltado para a internet. Dessa forma, terá mais chances de conquistar o seu sonho e ter sucesso. Então, vamos compreender como funciona esse processo?

 

  1. O que é marketing digital?

 

Ao pensar em abrir uma escola que ministra cursos de idiomas, você precisa considerar as ações que poderão atrair estudantes. Antes, o processo era todo feito por meio do marketing tradicional, por meio de propagandas e anúncios em rádios, TVs e jornais. No entanto, isso era bastante custoso e se tornava inviável para muitos proprietários de escolas.

Nos últimos anos, porém, apareceu outro tipo de marketing, o digital, que além de ser mais efetivo, tem a vantagem de ter uma implantação muito mais barata.

Mas quais o que é esse novo marketing? Voltado para ações na internet, esse novo formato de marketing tem a finalidade de divulgar e promover negócios pela internet.

Quando pensamos no contexto de uma escola de inglês e outros idiomas, percebemos que essa estratégia é bem interessante, porque boa parte dos alunos é jovem e está conectada ao mundo digital.

No entanto, não podemos pensar nesse tipo de marketing de forma simplificada. Na realidade, é preciso considerá-lo como uma forma de comunicação com o público-alvo, no seu caso, pessoas que querem aprender inglês e pais que buscam uma escola especializada para os seus filhos.

A grande vantagem da atuação no mundo digital, portanto, é conseguir firmar um relacionamento mais próximo com os alunos e potenciais estudantes, ampliando as possibilidades de o seu negócio adquirir expandir.

Outro destaque, como já mencionamos, é o baixo custo de implantação das estratégias. Muitas delas são totalmente gratuitas (por exemplo: uma fanpage nas redes sociais), enquanto outras são pagas (como os links patrocinados). No entanto, nenhuma delas tem um valor exorbitante e todas são bastante acessíveis para qualquer empreendedor.

  1. Por que o marketing digital irá ajudar a sua escola de idiomas

 

Entendendo o que é esse novo tipo de marketing, não podemos deixar de explicar como essa estratégia pode ajudar o seu negócio, ou seja, a escola que você pretende abrir.

Primeiramente, é importante reforçar que o marketing voltado para o online atua em três frentes distintas:

 

  • Atração de novos alunos;
  • Criação de relacionamentos com os estudantes; e
  • Desenvolvimento de uma identidade de marca.

Nesse caso, vale a pena destacar que quando se adota o sistema de franchising, o marketing já é desenvolvido pela própria franqueadora e o franqueado precisa pensar em ações mais locais, como o relacionamento com os alunos. Além disso, a marca da escola no sistema de franquias já possui uma identidade e cabe ao franqueado segui-la.

Por outro lado, se você pensa em começar a sua escola do zero, precisa se preocupar com todas essas questões.

Em quaisquer dos casos, os benefícios que podem ser obtidos com o marketing do mundo digital são os mesmos. Veja quais são eles e o que você deve considerar:

 

2.1. Comunicação

 

Enquanto no marketing chamado tradicional a comunicação é mais complexa e difícil, no digital você tem a chance de conversar rapidamente com os alunos e potenciais estudantes da escola. Assim, é mais fácil saber o que ele procura, quais são suas dificuldades e objetivos ao aprender um idioma e quais são suas prioridades nesse sentido.

 

Dessa forma, a escola tende a criar uma relação de confiança, que vai se estender para uma matrícula ou até mesmo para a fidelização do aluno, que se torna um porta-voz da escola.

 

Além disso, quando ocorrerem problemas, eles podem ser solucionados de maneira simples, sem causar grandes prejuízos à escola.

 

2.2. Alcance global

 

Você deve estar pensando: “por que vou querer um alcance global se o meu negócio é localizado?”. A resposta é: tendo um alcance maior, pode conquistar mais alunos, sejam aqueles que já moram no bairro ou cidade em que a sua escola está inserida, sejam aqueles que estão se mudando para o local. Além disso, se você também pretende ofertar cursos de Língua Portuguesa, pode conquistar intercambistas como alunos.

 

2.3. Interatividade

 

Com esse novo tipo de marketing, acabou a ideia de que a empresa anuncia e o cliente adquire o produto ou serviço se quiser. Agora, o consumidor é convidado a conhecer e a exprimir suas opiniões sobre o negócio, interagindo de forma direta.

 

Por exemplo: a sua escola pode anunciar os novos cursos ou turmas que estão sendo abertas e, ao mesmo tempo, receber um feedback dos potenciais estudantes, que vão indicar se a estratégia atende às suas demandas ou não.

 

Portanto, a interatividade, além de ser uma forma de criar um bom relacionamento com os alunos, também se torna uma grande fonte de informações, que também ajuda a entender o perfil do público-alvo da sua escola.

 

2.4. Métricas

 

Esse elemento será melhor explicado posteriormente, mas é importante reforçar que a mensuração de métricas é uma forma segura de garantir que as estratégias estão surtindo os efeitos desejados.

 

Por exemplo: se a sua escola divulga uma promoção na qual o curso de inglês está com um desconto de 20% para quem fizer a matrícula nos próximos 20 dias, você poderá mensurar se o resultado está sendo conforme o esperado.

 

No entanto, as métricas também ajudam a criar campanhas mais efetivas, porque fornecem dados do público-alvo (como gênero, idade e comportamento do usuário).

 

2.5. Vantagem competitiva

 

Se a sua escola abrir já atuando de acordo com o marketing voltado para a internet, você já sai na frente da concorrência. Afinal de contas, você tem dados mais seguros para embasar suas campanhas e pode criar um relacionamento muito mais forte com os alunos.

 

2.6. Tempo real

 

Por estar voltado para o mundo digital, o novo marketing oferece dados em tempo real, permitindo ao empreendedor acompanhar as estratégias de maneira mais efetiva e ajustar os elementos que por ventura estejam apresentando distorções. O resultado é redução de custos, eliminação do desperdício de dinheiro e resultados mais positivos.

 

2.7. Segmentação

 

A sua escola pode atrair uma série de pessoas diferentes, mas é normal que cada investimento em marketing seja direcionado para um público-alvo determinado. Nesse contexto, o online permite direcionar as campanhas para setores segmentados, que tendem a trazer mais retorno.

 

Por exemplo: se a sua ação for relativa aos cursos de idiomas para adolescentes, pode segmentar o anúncio para que ele apareça para jovens de 12 a 18 anos, que moram no local em que a sua empresa está inserida e que tenham interesse por aprender inglês, por exemplo.

 

A segmentação também ajuda a atrair estudantes que vão prestar vestibular (e que, por isso, precisam conhecer um segundo idioma) e profissionais que querem se destacar, já que falar outras línguas é uma maneira de estar melhor capacitado.

 

2.8. Posicionamento de marca

 

Conforma já foi destacado, todas as marcas precisam ter uma identidade, ou seja, um posicionamento que precisam seguir. Esse posicionamento está diretamente relacionado ao público-alvo e à segmentação do mercado. Assim, uma escola que oferece cursos de idiomas precisa considerar esses elementos antes de definir as estratégias que adotará a fim para conquistar mais alunos.

 

2.9. Educação do potencial aluno

 

No caso de abrir um negócio que oferece cursos de idiomas, o empreendedor também precisa pensar na educação do potencial aluno. Isso não significa, porém, considerar somente os aspectos pedagógicos.

 

Quando falamos em educação nesse contexto, pensamos nos diferentes estágios do funil de vendas. Mas o que é o funil de vendas? Este é um processo cujo objetivo é direcionar e acompanhar o potencial aluno, indicando de que forma ele pode se beneficiar com os cursos de idiomas e ajudando-o a tomar a decisão de se matricular.

 

Por isso, educar o potencial aluno é fornecer informações suficientes para que ele tome decisões assertivas, que estejam de acordo com a sua realidade e com os objetivos que possui ao aprender uma nova língua.

 

  1. Ações de marketing digital para captar alunos

 

Até agora, você viu que o novo marketing é uma estratégia interessante porque ajuda a atrair alunos sem implicar em custos excessivos. Mas quais ações podem ser adotadas?

 

Existem diversas ferramentas. Confira algumas opções:

 

3.1. Redes sociais

 

Estar presente nas redes sociais é obrigatório nos dias de hoje. Você pode escolher em quais mídias sua escola atuará conforme o perfil dos estudantes. No entanto, é recomendado ter um perfil no Facebook, que é a rede social mais utilizada no Brasil.

 

Além da rede de Mark Zuckerberg, você também pode ter sua escola presente no Snapchat, no Instagram, no Pinterest, no Google+ etc. O mais importante, nesse caso, é que você considere o perfil da rede social e ajuste os posts conforme essa informação. Por exemplo: um perfil no Instagram precisa ter muitas fotos.

 

Tirando essa questão, também é recomendado criar anúncios. Por exemplo: você pode usar o Facebook Ads para criar posts patrocinados nessa rede social, segmentando o público e atingindo uma gama mais ampla de potenciais alunos.

 

3.2. Google e Google AdWords

 

Essas duas ferramentas estão em conjunto porque estão relacionadas e precisam ser trabalhadas ao mesmo tempo. Em relação ao Google, o objetivo é ranquear bem o site da sua escola para que ele esteja nos primeiros resultados da busca orgânica (ou seja, que não contém links patrocinados).

Para conseguir obter bons resultados com o Google, é preciso utilizar outras ferramentas, como blogs e sites, que permitem fazer a ligação necessária para o bom ranqueamento do site.

É importante ressaltar ainda que as buscas orgânicas trazem um resultado mais lento, porém mais efetivo, porque passam mais segurança e confiança ao potencial aluno.

Já com o Google AdWords você pode criar anúncios que serão apresentados no Google. Ou seja, são os chamados links patrocinados, que aparecem em destaque para o internauta.

Essa estratégia do Google AdWords traz resultados mais rapidamente porque os anúncios podem ser segmentados de acordo com as palavras-chaves, público-alvo e localização.

Quando essas duas estratégias são aliadas, a escola tem um resultado efetivo e mais rápido, trazendo bons retornos ao empreendedor.

Nesse contexto, também é importante falar das estratégias de SEO, ou otimização para o motor de buscas. Por meio de técnicas que incluem palavras-chave, títulos, imagens e outros elementos, o site ou o blog são melhor ranqueados no Google e ajudam a firmar uma reputação positiva a respeito da escola.

 

3.3. Site e blog

 

Você acabou de ver que uma forma de ranquear bem o site no Google é por meio de sites e blogs. Mas como essas páginas funcionam?

O objetivo delas é mostrar ao aluno as vantagens que a sua escola trará a ele. Por isso, no site você pode abordar questões relativas às ideias pedagógicas, à forma de trabalho, às tecnologias utilizadas, às atividades extracurriculares etc.

Já o blog deve tratar de outros assuntos. Dessa forma, você pode publicar posts sobre as atividades rotineiras da escola, mas também deve falar de assuntos educacionais, mostrando a importância de aprender a falar um segundo idioma, que vantagens o potencial aluno pode obter, quais são os idiomas mais requisitados no mercado de trabalho, entre outros.

Assim, a sua escola passa mais segurança e confiabilidade para potenciais estudantes, porque mostra que entende do assunto por meio da criação de conteúdos relevantes.

Ainda em relação ao site, é fundamental que ele seja responsivo, ou seja, adaptável para dispositivos móveis. Por mais que você acredite que essa é uma atitude desnecessária, já está comprovado que oacesso à internet no Brasil é maior por meio de smartphones e tablets.

Acessando um site responsivo, o internauta tem uma experiência mais agradável e isso influencia a percepção dele a respeito da sua escola.

 

3.4. Vídeos

 

Muitas escolas que ensinam idiomas ainda não apostam nos vídeos. Por isso, essa estratégia pode ser um diferencial para a sua instituição de ensino.

 

Nesse cenário, é importante lembrar de que o engajamento do público-alvo é maior em fotos e vídeos do que em conteúdos escritos. No caso de uma escola que ensina idiomas, essa questão pode ser ainda mais visível, porque boa parte dos alunos tende a ser de adolescentes.

 

As estratégias que você pode usar nesse contexto são produzir vídeos institucionais, colher depoimentos dos estudantes, mostrar situações que ocorreram em eventos da escola etc.

 

Por outro lado, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo: não é recomendado postar os vídeos no YouTube e fazer o compartilhamento do link no Facebook. Apesar de essa ser uma atitude recorrente, acaba sendo prejudicial porque os sites são concorrentes, o que significa que o alcance acaba sendo menor.

 

3.5. Marketing de conteúdo

 

Essa estratégia significa oferecer um conteúdo relevante e de qualidade para ajudar o potencial aluno a passar pelo funil de vendas, fazendo com que ele opte por se matricular na sua escola.

 

No entanto, essa ferramenta não contempla materiais essencialmente publicitários, mas sim posts para blog, e-books, infográficos e outros conteúdos que ajudem o público-alvo a se informar sobre o assunto que pesquisam e auxiliam a marca a se tornar uma referência no mercado.

 

3.6. E-mail marketing

 

O e-mail marketing é utilizado há muitos anos, mas muitas empresas usam essa ferramenta de maneira errada. Ou seja, elas não atingem os objetivos que almejam.

 

Mas em que consiste o e-mail marketing? É uma estratégia que pretende criar uma lista de e-mails dos alunos (ou de seus pais, quando for o caso) para que sejam enviados e-mails personalizados e com conteúdo relevante.

 

Os e-mails são conseguidos geralmente por meio do blog do curso de idiomas, porque isso indica que o internauta está realmente interessado em aprender outra língua e pretende se tornar um aluno.

 

Devido a essa característica, o e-mail marketing tem o objetivo de ser mais persuasivo e direto, a fim de que o usuário seja convidado a uma ação específica e queira continuar recebendo os e-mails da sua escola.

 

3.7. Plugins sociais e assinatura de newsletter

 

O site e o blog também devem ter plugins sociais e permitirem a assinatura da newsletter da escola, porque isso atrai ainda mais alunos.

 

Nesse caso, os plugins sociais são uma extensão das redes sociais, linkando o blog ou o site com as fanpages da escola.

 

Já a newsletter é uma forma de ofertar conteúdo relevante, repassar informações sobre promoções e descontos, novas turmas e horários, lançamento de cursos etc.

 

  1. Acompanhe as métricas e analise a captação e a retenção de alunos

 

Todas as estratégias de marketing vistas até esse momento do post visam a somente um objetivo: atrair e reter alunos. No entanto, de nada adianta colocá-las em prática se você não acompanhar as métricas e analisar os dados fornecidos.

 

Nesse contexto, precisamos falar de indicadores, que podem ser categorizados em:

 

  • indicadores de efetividade: são mensurados depois de o projeto ou campanha ter sido finalizado. O objetivo é verificar quais contribuições foram conquistadas. Por exemplo: se a campanha ajudou a atrair mais clientes, se aumentou a fidelização, se reduziu o absenteísmo dos estudantes etc.;
  • indicadores de impacto: pretende analisar se os objetivos centrais do projeto ou da campanha foram atingidos. Por isso, só pode ser mensurado após a conclusão do projeto, em um período curto de tempo. Por outro lado, analisa os projetos em longo prazo. Por exemplo: a escola tem o objetivo de reduzir custos internos. Depois de implantar as ações, é verificar se essa meta foi alcançada;
  • indicadores operacionais: são mensurados enquanto o projeto ou campanha ainda está em andamento, indicando se estão ocorrendo desvios e qual é a tendência do projeto. O foco são os recursos e as atividades dos projetos;
  • indicadores de desempenho: também chamados de KPIs (indicadores-chave de desempenho), eles indicam se os resultados esperados foram alcançados. Também é analisado após a finalização do projeto, verificando quais foram os resultados.

Para uma escola que ministra cursos de idiomas, os KPIs são os indicadores mais relevantes. Dentro dessa categoria, algumas métricas devem ser analisadas. Entenda melhor a seguir.

 

4.1. Taxa de conversão

 

É a relação entre o total de pessoas que acessam o site da sua empresa ou visitam a sua unidade e o número de indivíduos que efetivamente se tornaram alunos, ou seja, realizaram suas matrículas. A partir da taxa de conversão é possível verificar o desempenho da equipe da escola e identificar os pontos negativos. Por exemplo: se o acesso ao site é grande, mas o número de matrículas é muito pequeno, talvez esteja ocorrendo um problema de comunicação na unidade, que está impedindo um número maior de alunos.

 

4.2. Novos alunos x estudantes existentes

 

Essa métrica pretende analisar a diferença que existe no faturamento dos novos alunos em relação aos estudantes antigos, que já existiam na escola. Assim, consegue-se saber se a atração de novos alunos está sendo mais custosa (que geralmente é) e traçar estratégias para a fidelização dos que já estão matriculados.

 

4.3. Taxa de churn

 

A taxa de churn é um indicador que mostra o percentual de alunos que fizeram o cancelamento da matrícula. Isso significa que essa métrica está diretamente relacionada à retenção dos estudantes e ao pós-venda. No entanto, a taxa de churn pode ser analisada pelo total de alunos perdidos ou pela diminuição da receita mensal da escola.

 

4.4. ROI

O retorno sobre investimentos é uma métrica importante porque demonstra quais investimentos ou campanhas tiveram melhores retornos. Com essa informação, a escola pode traçar estratégias mais adequadas ou ajustar aquelas que deram errado, verificando, por exemplo, se a campanha estava adequada ao perfil do público-alvo.

Com todas essas indicações, você pôde chegar à conclusão de que o marketing digital é a estratégia mais adequada para a sua escola de idiomas. Assim, é muito mais fácil captar alunos e trabalhar para efetivar também a retenção de alunos. Agora, se você quer saber mais sobre franquia de idiomas, entre em contato conosco e conheça a estrutura

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