5 dicas para ter sucesso com uma franquia de inglês durante a crise

Gerenciar uma franquia de inglês tem seus desafios característicos, como captar e reter alunos, implantar ferramentas para aumentar o aprendizado/absorção do idioma por eles, melhorar o ensino, entre outros. Todavia, isso pode se tornar ainda mais desafiador numa época de crise, fazendo com que o empreendedor tenha de buscar soluções para continuar o seu negócio e, assim, ter sucesso.

Para ajudar nesse objetivo, separamos 5 dicas que podem fazer sua franquia de inglês prosperar, aumentando seus resultados e passando pela crise com êxito. Confira a seguir quais são elas!

  1. Realize um bom planejamento de negócio

Fazer um bom planejamento de negócio é importante em qualquer época; porém, quando o cenário econômico vai mal, esse ato se torna imprescindível. Para isso, é indicado estabelecer previsões orçamentárias, estratégias de marketing e vendas, aproveitamento de recursos e outras ações com base em cenários de melhora, de estabilização e de piora do mercado.

Dessa forma, você terá mais chances de saber o que fazer quando um deles se confirmar, evitando ser pego de surpresa e podendo realizar medidas para otimizar a performance da sua franquia de inglês. Porém, lembre-se de acompanhar seu plano frequentemente, além de incluir possibilidades de readequações, pois o mercado muda constantemente. É preciso estar pronto para alterar os rumos planejados quando necessário.

Também é fundamental colocar em seu planejamento soluções tecnológicas que amparem a gestão e as operações do negócio, facilitando a sua administração. Isso, numa época de crise, permite que o gestor foque no core business do negócio e em medidas para driblar a conjuntura econômica desfavorável, evitando ter de se preocupar com questões meramente funcionais, repetitivas e operacionais.

Nesse caso, pode ser útil um sistema gerencial ERP (Enterprise Resource Planning) customizado para a franquia, ou uma ferramenta BMC (Business Model Canvas) que facilite a visualização do funcionamento da empresa. Soluções tecnológicas também ajudam na obtenção de informações mais precisas e confiáveis, dependendo da que for adotada (como Big Data), permitindo assim que o gestor tome decisões mais acertadas.

  1. Verifique pontos deficitários no negócio para corrigi-los

Uma das principais características de um empreendedor de sucesso é sua capacidade de observação. Por isso, é fundamental observar, identificar e analisar quais os pontos deficitários do seu negócio, pois eles tendem a se destacar em épocas de crise. Agindo dessa forma será possível cortar custos desnecessários, além de evitar desperdícios e exageros, pontos esses que, em cenários positivos, costumam passar despercebidos ou ficar camuflados.

Além de cortar custos, é importante observar outros problemas, como índices de inadimplência, de evasão de alunos, de reclamações e as dificuldades de cada setor. Com essas informações em mãos, é preciso focar em medidas que as corrijam para que a crise não amplie as dificuldades e torne a gestão do negócio ainda mais complicada. Aliás, quanto mais cedo o empreendedor e sua equipe se esforçarem para sanar tais problemas, melhor.

  1. Foque em diferenciais competitivos para sua franquia de inglês

Quem inova se destaca na crise e obtém diferenciais competitivos. Portanto, é fundamental buscar meios criativos de oferecer serviços que agreguem valor aos alunos e evidenciem a franquia no meio da concorrência. Para isso não é preciso algo grande, impactante. Basta fazer alguma ação ou melhoria no relacionamento com os alunos, no acompanhamento deles ou até na forma de realizar as aulas.

Por exemplo, você pode aderir a ferramentas tecnológicas para motivar e potencializar o ensino dos alunos, ou dar dicas e soluções que os ajudem a romper bloqueios de aprendizado. Além disso, é preciso ficar de olho no mercado e acompanhar tendências da área para encontrar formas criativas de inovar. Para se ter uma ideia, até o serviço de streaming Netflix pode ser usado no ensino de línguas.

  1. Invista em divulgação

Em épocas de crises, o investimento em divulgação deve ser priorizado e otimizado. Todavia, isso não significa gastar grandes quantias em propaganda ou publicidade sem o mínimo de planejamento e sem seguir uma boa estratégia. É preciso focar em ações de marketing e campanhas que atraiam seu público-alvo de forma consciente e que, preferencialmente, não sejam custosas.

Um exemplo é o inbound marketing, cujas ações são direcionadas ao ambiente virtual, valendo-se de blogs, sites, vídeos, podcasts, chats, mensageiros instantâneos etc. Ele preconiza a utilização de conteúdo que agregue valor ao público-alvo de modo a atrair os potenciais alunos até a empresa de forma orgânica. Ou seja, sem pressão ou exageros que podem ser encontrados em estratégias de marketing convencional (outbound).

 

Além disso, é importante focar em divulgação nos dispositivos mobile e nas mídias e redes sociais, especialmente se seu público for composto de jovens e nativos digitais.

  1. Procure meios e ferramentas visando fidelizar seus alunos

Além de captar alunos, é vital que o empreendedor utilize ferramentas para retê-los e, principalmente, fidelizá-los. Pois alunos fidelizados não só permanecem mais tempo na escola de idiomas, como também tendem a gerar propaganda boca a boca e a atrair novos alunos de forma espontânea e sem nenhum custo adicional.

Para isso, é preciso investir em um atendimento otimizado e em uma boa pós-venda. Contudo, o foco deve ser o estabelecimento de um relacionamento contínuo com cada aluno, de modo que ele se sinta bem acolhido pela escola de inglês e possa ter suas dúvidas atendidas o mais rápido possível. Nesse caso, utilizar canais de comunicação como mensageiros instantâneos, redes e mídias sociais, fóruns, chats no site da empresa e outras ferramentas virtuais gera bons resultados.

Investir em uma escola de idiomas tem seus riscos e desafios, porém, as chances de sucesso se ampliam quando o empreendedor conhece o seu mercado, realiza um bom planejamento e monta uma equipe forte. Além, é claro, de seguir as dicas apontadas acima!

Dessa forma, mesmo num cenário de crise é possível fazer com que a franquia de inglês cresça com boa solidez e preparo, e de quebra conseguindo aumentar a satisfação dos alunos. Tudo isso colaborando para a otimização da performance do empreendimento.

Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas de como sua franquia de inglês pode ter sucesso durante a crise? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos ajudar!

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