Por que fazer a pesquisa ou autoavaliação escolar é importante? Entenda aqui!

Para a escola, é muito importante realizar pesquisas ou autoavaliação para promover melhorias na qualidade de ensino, na oferta de outros serviços e na infraestrutura do ambiente. Esta deve ser uma prática anual e, na medida do possível, feita com honestidade e imparcialidade.

Lembre-se de aliar sua autoavaliação à avaliação de conjunta de outras referencias dentro de sua própria comunidade ou mercado, pois apenas assim será possível comparar resultados e tirar conclusões, mais acertadas para tomadas corretas de decisões.

A pesquisa ou autoavaliação faz parte do processo de gestão escolar:

A autoavaliação faz parte do próprio processo de gestão escolar já que vai ajudar os responsáveis a tomarem decisões bem direcionadas. Trata-se de um trabalho que envolve toda a equipe em um método de autorreflexão e aconselhamento mútuo.

Somente com esse procedimento é possível ver suas próprias qualidades e defeitos e trabalhar para aprimorar os primeiros e expurgar os últimos.

No entanto, é preciso considerar o perfil da escola e respeitar sua realidade. A autoavaliação escolar, portanto, embora possa adotar modelos prontos, terá que adaptá-los conforme seja necessário.

Pontos a serem analisados na autoavaliação escolar:

Muitos educadores recomendam fazer a autoavaliação por áreas, e não desenvolver uma pesquisa única que aborde todos os pontos. Isso porque geralmente se criam questionários muito longos e exaustivos que esgotam o professor e podem comprometer o nível de fidelidade de suas respostas.

 

Conforme a rotina e o ambiente de trabalho individual, cada profissional pode definir certos pontos como:

  • planejamento de atividades e de projetos;
  • posicionamento dentro da sala de aula;
  • organização dos materiais e da sala;
  • relacionamento com os outros funcionários e com as famílias dos alunos;
  • iniciativa, criatividade e inovação;
  • como as avaliações e os materiais produzidos foram eficazes para a aprendizagem da turma;
  • resolução de conflitos.

Relação dos momentos mais importantes do ano:

Para facilitar a análise, pode-se recorrer a datas importantes que expressam dados mais precisos e definidos, em vez de fazer uma abordagem que envolva o ano todo, que pode ser muito vaga e genérica.

Entre os momentos mais importantes do ano, podemos citar:

  • excursões;
  • apresentações em datas comemorativas;
  • reunião de pais que apresentaram falhas na comunicação;
  • atividades de sucesso imprevisto;
  • brincadeiras que terminaram em bagunça.

Análise dos resultados:

Na hora de refletir sobre os resultados, os educadores precisam considerar como anda a prática docente, se o acompanhamento da evolução dos alunos foi eficiente, se as práticas adotadas durante o ano ofereceram bons resultados. O professor deve fazer perguntas como:

  • em quais momentos eu acertei e errei?
  • o que eu modificaria e o que repetiria?
  • quais comportamentos inadequados aconteceram e quando (preguiça, má vontade, indecisão, ausência de iniciativa)?
  • em que momentos houve muita empolgação, mas pouco planejamento e método?
  • usei estratégias que satisfizeram as necessidades dos alunos?
  • acompanhei corretamente o desenvolvimento de meus alunos?

Compartilhamento de sua opinião:

É importante que você compartilhe sua opinião com seus colegas, sejam outros professores, diretores, pedagogos ou pais de alunos. Ouvir o que eles têm a dizer vai ajudar na sua decisão. Outras pessoas podem apontar falhas e qualidades que você, mesmo se autoavaliando, não consegue enxergar. Reconheça seus próprios limites e seja humilde, pedindo ajuda quando precisar. Saiba também ajudar e dar sugestões aos colegas que vierem pedir sua opinião e orientação. A partir de suas próprias conclusões e do que dizem seus colegas, prepare-se para ser melhor no próximo ano, corrigindo os defeitos e aperfeiçoando os pontos positivos. Saiba que não existe motivo algum para se envergonhar de suas falhas e enganos: isso acontece com todos. O importante é que você esteja aberto a mudanças e melhorias.Já está se preparando para fazer uma pesquisa de autoavaliação escolar? Os profissionais adotam essa prática na escola em que você trabalha? Aqui na Washington promovemos anualmente avaliações de satisfaçoa com os alunos. Nosso sistema web, além de trazer áudios das lições, exercícios extras e dicas culturais também é uma ferramenta de comunicação e pesquisa com todos os alunos, permitindo assim que nossas franquias recebam feedback e críticas para melhoria constante.

Quer saber mais como funciona nosso modelo de franquias e suporte? Solicite um contato de nosso time de expansão.

Veja Também

QUERO DESCONTO %

    QUERO DESCONTO