Você quer ser um líder? Desenvolver liderança é fundamental para quem pretende se dar bem no mercado, especialmente se você tem perfil empreendedor.
Para atingir o sucesso, não basta ser bom no que faz. Além de ser qualificado, o profissional precisa influenciar consumidores, fornecedores, parceiros e clientes atuais ou futuros.
Mas por que a liderança é uma característica tão importante para o êxito do empreendedor? E, principalmente, como desenvolvê-la? Listamos abaixo 5 etapas que contribuem para adquirir essa habilidade. Vamos a elas:
Inscrever-se em cursos
Presenciais ou online, gratuitos ou pagos, com certificação ou não, há uma série de ofertas de cursos com o tema liderança. Alguns mais sofisticados, como os oferecidos por universidades mundialmente reconhecidas (Harvard, Universidade de Michigan etc.) são cursos de especialização e podem incluir uma parte presencial em outro país.
Outros são de curta duração, sem pré-requisitos, e trabalham questões mais imediatas, como gerenciamento de equipes, administração do tempo, chefiar versus liderar, entre outros temas. Mas é importante ressaltar que o fato de serem cursos mais compactos não significa que têm baixa qualidade.
Contratar serviço de coaching
Se você não souber por onde começar a se tornar um líder, que tal contratar os serviços de um coach? Esse profissional tem por objetivo desenvolver habilidades e percepções de seus clientes para que eles tenham sucesso, seja na vida profissional, seja na pessoal.
O coach (ou treinador, traduzindo para o inglês) funcionaria, então, como uma espécie de personal trainer da sua carreira. No caso do quesito liderança, o método de coaching auxiliaria na obtenção de competências como foco, ousadia, responsabilidade, criatividade e disciplina.
Ser organizado
Liderança definitivamente não combina com desorganização. Quais exemplos um líder pode dar se a empresa não for sustentada por um planejamento eficaz e organizado?
Saber onde estão anotações, documentos e dados não só mostra que o profissional é organizado, mas também gera economia de tempo, o que beneficia toda a cadeira produtiva. Uma sugestão é usar aplicativos que contêm planilhas com datas e funções.
Aprender a delegar
Descentralizar as tarefas é fundamental para que a equipe aprenda a maioria das funções da empresa e troque experiências positivas e nem tão positivas assim.
Cabe ao líder o papel de saber delegar, distribuir atividades de forma que todos os colaboradores estejam engajados em torno de um objetivo comum: fazer com que o negócio dê certo.
Alguns empreendedores cometem o erro de centralizar tudo em torno de si mesmos, o que acaba tornando o ambiente pesado e extremamente competitivo.
Desenvolver liderança é confiar na equipe
Depois que os ensinamentos das atividades foram repassados e apreendidos pelos colaboradores, é natural que o empreendedor demore um tempo para confiar totalmente neles.
Mas, mais importante que a confiança, é o respeito pelo funcionário. Um líder só consegue se impor diante de seus subordinados se respeitá-los. Para tanto, é importante ouvir suas reivindicações e procurar atendê-las, na medida do possível.
Alguns acreditam que a liderança é algo que nasce com a pessoa. Entretanto, vimos que é possível desenvolver algumas habilidades e se esforçar para se tornar um líder respeitado.
Então, gostou deste artigo? Conhece alguma outra maneira de desenvolver liderança? Participe, deixe seu comentário com sugestões ou dúvidas!