Entenda o que é o BMC e como utilizá-lo no seu negócio

Entenda o que é o BMC e como utilizá-lo no seu negócio

O empreendedorismo vem crescendo ano após ano no Brasil. De acordo com o IBGE, cerca de 25% da população economicamente ativa trabalha no próprio negócio. O problema é que, para que ele tenha sucesso, é preciso que seus gestores utilizem ferramentas adequadas para transformar o sonho ou a necessidade de empreender em um negócio rentável.

Por isso, antes mesmo de iniciar o seu negócio é preciso colocar as ideias no papel e traçar a forma de funcionamento do seu empreendimento e como ele vai gerar valor. Para fazer isso de maneira simples, é possível utilizar o BMC — Business Model Generation (em tradução direta, Geração de Modelo de Negócio).

Nesse post, vamos te explicar o que é o BMC, como ele funciona e qual a sua importância para transformar um empreendimento em um negócio de sucesso; Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é o BMC?

O BMC é um misto de técnica e ferramenta criada por Alex Osterwalder e Ives Pigneur e publicada no livro “Business Model Generation” no início dos anos 2010. O que os autores propõem é uma forma inovadora e acessível para a construção de modelos de negócio.

O método de Osterwalder e Pigneur é de fácil acesso, pois é baseado na ideia de que é possível colocar tudo o que o seu negócio precisa para acontecer em um quadro em que são dispostos nove diagramas relativos aos pontos-chave do negócio.

Não por acaso, a principal ferramenta do BMC é conhecida como Canvas (tela ou quadro). No próximo tópico, vamos te explicar quais são os diagramas presentes nessa ferramenta e como eles devem ser utilizados.

Como funciona o Canvas?

No método Canvas, dividimos um quadro em nove diagramas. Em cada diagrama, são colados post-its com informações relevantes sobre aquele aspecto. O objetivo é fazer com todos os dados chaves do planejamento do seu negócio possam ser visualizados rapidamente. Para que isso fique claro, vamos te mostrar os nove itens que devem compor o Canvas.

 

  1. Atividades-chave

No primeiro item, você deve descrever qual é a principal atividade da empresa. Se você tem uma loja de bolos, suas atividades chaves são produzir e vender bolos.

  1. Parceiros-chave

Todo negócio precisa de parcerias para funcionar. Aqui entram, por exemplo, quais os principais fornecedores de produtos (como matérias-primas) e serviços terceirizados (como atendimento de TI ou segurança).

  1. Recursos-chave

Basicamente, são os itens necessários para que sua atividade-fim aconteça, como infraestrutura, espaço físico e know-how da sua equipe.

  1. Propostas de valor

As propostas de valor fazem referência ao que o seu negócio tem de diferencial em relação aos competidores. Ou seja, qual o ganho que o seu cliente terá comprando o seu bolo e não o da concorrência?

  1. Canais de compra e envio

Seu empreendimento terá uma loja física ou apenas virtual? Você só fará vendas locais ou precisará contar com um serviço de logística para o envio dos seus produtos? Caso precise fazer entregas, elas serão feitas por funcionários da própria empresa ou por meio de um serviço terceirizado?

  1. Fontes de receita

Nesse quesito, deverão ser listadas qual as fontes de capital do seu negócio. Você vai se basear apenas nas vendas diretas? Você conta com investidores? Seu capital vem, em parte de empréstimos ou financiamentos?

  1. Estruturas de custo

Nas estruturas de custo você deverá apontar quanto a sua empresa gasta para colocar um produto à venda. Se o seu empreendimento tem a ver com educação, liste desde o pagamento dos professores até os aluguéis do espaço físico do seu negócio.

  1. Público-alvo

O conceito de público-alvo é bastante simples: quais os clientes potenciais da sua empresa. No entanto, é preciso ir um pouco além e segmentá-los. Uma escola de idiomas, por exemplo, pode atender desde alunos se preparando para o vestibular até idosos querendo aprender uma nova língua, Tipifique, portanto, quais os alvos em potencial do seu empreendimento.

  1. Relacionamento com clientes

O bom relacionamento com clientes não se encerra com o fechamento de uma venda ou contratação de serviços. Também é preciso estar atento ao pós-venda, criando canais para o recebimento adequado de feedback dos seus compradores.

Agora que você tem o seu quadro preenchido, deixe-o visível para os seus sócios e também para os funcionários. Assim, todos compartilham a visão global do negócio, entendendo melhor como ele funciona e, ainda, tendo a possibilidade de sugerir melhorias ou correções.

Quando o BMC deve ser utilizado?

 

Você deve ter percebido que o BMC gera informações bastante similares ao plano de negócios de uma empresa. No entanto, enquanto um plano de negócios costuma ser composto por longas páginas e relatório, as informações contidas no Canvas são mais diretas e simplificadas.

Portanto, o BMC pode e deve ser utilizado em situações bastante específicas:

Para compartilhar a visão global do seu negócio com funcionários. Dessa forma, todos entendem o funcionamento geral do empreendimento e conseguem visualizar o seu próprio papel dentro da engrenagem do modelo.

Para alinhar as ideias dos sócios. O método mais simples de colocar discutir diferentes visões de um negócio e alinhar as melhores ideias e visualizando-as. Por isso, utilizar o Canvas em reuniões entre os sócios pode acelerar a tomada de decisões.

Para atrair investidores. Uma das tarefas mais complicadas para novos empreendedores é atrair quem queira colocar capital no seu negócio. Investidores, afinal, precisam de comprovações de que o seu empreendimento é estruturado. Ora, com o Canvas você mostra toda a organização do seu negócio de forma rápida e direta.

Quais cuidados devo tomar?

Apesar de o BMC ajudar a sua empresa a visualizar de forma bastante simples o seu modelo de negócio, ele jamais deve ser confundido com o seu Plano de Negócios. O primeiro deve ser utilizado para criar e testar hipóteses de funcionamento do seu empreendimento, além de ser um importante veículo para a divulgação da sua visão de negócios para sua equipe.

Mesmo assim, ainda é importante que você também dedique sua atenção a criação do Plano de Negócios: nele estarão a descrição completa do funcionamento do seu empreendimento, com dados, números e projeções concretas. É com esse documento que você poderá, por exemplo, traçar as suas metas reais ou conseguir um financiamento com instituições financeiras.

Você tem alguma dúvida sobre a criação de modelos de negócio? Envie sua pergunta na nossa caixa de comentários!

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