As redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas em diferentes aspectos da vida. Se no começo elas serviam somente como forma de interação, agora também conseguem servir para propósitos educacionais. Estar alinhado a esses conhecimentos é uma forma de atrair mais alunos e dar mais credibilidade ao seu negócio. Mas como podemos utilizar as redes sociais no ensino de inglês?
Diversas são as ações que podem ser adotadas. Afinal de contas, quando a aula é atrativa para o estudante, fica muito mais fácil ele reter o conhecimento e aprender outro idioma.
Veja a seguir diferentes ideias que podem ser implantadas na sua escola para usar as redes sociais como estímulo e ferramenta para o ensino:
Utilizando as redes sociais no ensino de inglês
A internet já está presente no mundo escolar. Pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic.br) mostram que 95% dos professores brasileiros já utilizam a internet para fazer pesquisas. Além disso, 70% deles consegue acessar as redes sociais com facilidade. Assim, essas mídias podem ser uma ferramenta para o ensino.
No entanto, antes de considerar as ações pedagógicas que você pode adotar na sua escola, é preciso compreender algumas questões principais que permeiam a ideia de usar as redes sociais como instrumento para o processo de ensino-aprendizagem.
É claro que, para surtir o efeito esperado, espera-se que tanto professor quanto alunos utilizem a ferramenta de forma consciente, utilizando o máximo das possibilidades.
Nesse sentido, o primeiro elemento importante é o fato de que as redes sociais, quando utilizadas como ferramenta pedagógica, são um espaço público. Por isso, o professor deve manter a sua imagem como tal, continuando a ter sua autoridade.
Portanto, cabe ao professor de inglês mostrar que aquele grupo no Facebook, por exemplo, serve para o compartilhamento de informações e que ali não é o espaço adequado para discussões sobre assuntos que não tenham relação com as aulas de inglês.
Outra questão relevante é o papel do professor, que é um mediador de relações. Incentivando os alunos a trocarem informações e interagindo com eles por meio das redes sociais, o profissional pode instigar os alunos a debaterem diferentes assuntos, estimulando, inclusive, que os alunos, mesmo os mais tímidos, tenham coragem de se expor e escrever ou gravar vídeos em inglês.
Além disso, é importante que o professor estabeleça regras, que devem ser seguidas por todos como um código de conduta. Os pais também devem saber que essas ações estão sendo adotadas, evitando interpretações errôneas que podem causar mal-entendidos.
Por fim, é importante envolver também os possíveis estudantes que não tenham acesso às redes sociais, por imposição dos pais, por exemplo. Nesse caso, a intranet da escola pode oferecer essa opção. Quando não for possível, o professor também pode adotar outras estratégias, como trazer os principais tópicos discutidos para a sala de aula.
Mas quais são as ações que podem ser implantadas na sua escola de idioma? Conheça algumas ideias a seguir:
Crie grupo de estudos
Por mais que os alunos precisem ser separados por turmas para fins pedagógicos, eles podem interagir nas redes sociais, sejam eles do mesmo nível de inglês, sejam de graus de conhecimento diferentes.
Por isso, a criação de grupos de estudos é uma forma de oferecer um espaço propício para a troca de experiências. Além disso, esses grupos servem como um espaço para sanar dúvidas e ter acesso a possíveis assuntos que possam ser trabalhados em sala de aula, sempre seguindo o planejamento do material de ensino.
Mesmo assim, vale a pena reforçar: o professor tem o papel de mediar as relações e impor as regras. Cabe aos alunos interagirem e trocarem ideias.
Ofereça conteúdos extras
Em uma aula normal de inglês, o professor deve se ater ao que está previsto no material de ensino. Isso ocorre de maneira ainda mais forte quando a escola de idiomas faz parte de uma franquia — e isso é o que ocorre em grande parte dos casos.