Melhore seu Inglês com a leitura de livros

Many, many doors!

“Quanto mais você ler, mais você saberá. Quanto mais você aprender, a mais lugares você irá.” – Dr. Seuss.

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre técnicas de leitura que são ótimas para quem está aprendendo ou precisa turbinar o inglês.

Pode ser que você esteja pensando que jamais vai conseguir entender um livro no idioma.  Bom, jamais é uma palavra que pode ser trabalhada nesse contexto, pois com dedicação e força de vontade você pode mudar muita coisa. E tentar é uma palavra fantástica quando se quer aprender algo, pois você pode descobrir onde estão as dificuldades e trabalhar para obter resultados positivos.

Infelizmente o hábito da leitura não é muito presente em nossas vidas porque vivemos ocupados demais com correrias do dia-a-dia, e conseguir um tempo para parar e ler um livro não é algo que conseguimos fazer com tanta facilidade. E para deixar ainda mais complicado, ler em um idioma que não dominamos vai exigir um esforço mental maior do que normalmente desejamos para atividades que queremos assumir em nosso tempo livre, certo?

Um dos hábitos mais importantes que você deve incorporar é o da leitura. É fundamental que você estabeleça uma programação que permita que você leia nem que seja 15 minutos por dia, toda semana. Isso significa planejar para incluir esta atividade no programa de aprendizagem. Porque se você não fizer um planejamento de estudo, você não vai fazer isso com a frequência necessária. E se você não tomar as providências necessárias, tampouco vai conseguir se dedicar como deveria.

A prática da leitura é extremamente importante para contribuir com o seu vocabulário, se ainda não se convenceu, vamos citar alguns dos benefícios:

  • Ler em inglês permite que você tenha acesso a uma infinidade de materiais sobre os mais diversos assuntos, adquirindo mais conhecimento;
  • Aprimora outros aspectos do seu inglês, principalmente seus conhecimentos de gramática e vocabulário;
  • Aprimora sua habilidade de escrever em inglês;
  • É a mais fácil do que aprender a falar, escrever ou entender o inglês falado.

Livros

Preparamos alguns Tips que vão ajudar você a se preparar para ter uma experiência incrível, vamos lá!

1) Start it Right now!  Comece agora mesmo!
Para iniciar a leitura de um livro em inglês, não precisa ser um perito, apenas não perca tempo. Você pode achar complicado no começo por não estar acostumado a ler em inglês. Mas não desista, Ok! Mesmo que não esteja entendendo todas as palavras, continue. Você vai perceber que pode fazer mais coisas do que pensava, e melhor, aprendendo mais.

2) Make the Best choose! Faça a melhor escolha!
Escolha um tipo de livro que você realmente goste. Uma ótima opção é iniciar com um livro que você já tenha lido em português, ou algum livro de séries e filmes que você curte. E não esqueça, o mais importante é não desistir! E se tiver tendo dificuldades procure por livros com níveis básicos, existem livros com classificações por níveis.Procure um livro que apresente uma linguagem nivelada ao seu conhecimento de inglês.

3) Run awayfrom the dictionary! Corra do dicionário!
Faça uma leitura atenta e sem interrupções. Não pense que você precisa ficar olhando no dicionário toda vez que se deparar com uma palavra que não conhece. Isso não é necessário! Tenha paciência, pois, mais adiante, você conseguirá entender o significado de uma palavra ou de uma expressão. Se você seguir corretamente o seu nível de inglês, pode ter certeza que haverá muito mais palavras que você conhece do que desconhece. Leia todo o capítulo, depois disso, apenas se você não tiver entendido nada, poderá sublinhar as palavras principais que podem ajudá-lo a entender a ideia principal da história. Mas, apenas nos casos mais extremos, entendido? Mesmo se você estiver tendo alguns problemas com a compreensão, siga em frente!

4) Run from very large books! Fuja de livros muito extensos!
Por fim, vale a pena evitar escolher livros muito grandes. Isso porque, para alguns, parte da dinâmica da leitura envolve uma certa expectativa de chegar ao final do livro. É normal, é humano isso. Se você pega um livro enorme corre o risco de ficar desmotivado em lê-lo, por achar que nunca vai acabar. A não ser que seja um livro daqueles que você fica fascinado por ler, que não consegue largar, é melhor que seja não seja um livro muito grande.

Sempre que tiver dúvida, esclareça, releia, persista! Faça anotações, escreva, pergunte para quem sabe. Não deixe que essas barreiras atrapalhem seus objetivos. E persista, pois a recompensa será grande!

A prática da leitura diária é extremamente importante e fundamental para aquisição do seu vocabulário. Espero que tenham gostado das dicas! E vocês, costumam ler em inglês?  Por hoje é só pessoal. Boa leitura e sucesso na sua aquisição de vocabulário!

Deixe um comentário