Marketing de relacionamento pra professores: como torná-lo eficaz

O ramo educacional ainda possui práticas de marketing muito tímidas. Longe de ser trabalhado adequadamente, as instituições privadas, muitas vezes, recorrem a práticas já ultrapassadas e, além de tudo, utilizam-nas somente em épocas de matrículas.

Levando em consideração que as classes, A e B, não apresentam crescimento populacional e que essas são o público-alvo de instituições de ensino particulares, é preciso focar cada vez mais em estratégias precisas de atração de alunos.

Com cada vez mais escolas no mercado, diferenciar-se com um marketing preciso é o fiel da balança entre o crescimento no número de matrículas e a estagnação. E uma das estratégias de marketing mais eficientes para o ramo educacional é o marketing de relacionamento.

Como é uma estratégia de longo prazo, é necessário seguir algumas diretrizes para que o marketing de relacionamento da sua instituição apresente retornos satisfatórios. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e considerações acerca do marketing de relacionamento para professores.

O que é o marketing de relacionamento

Como diz o seu nome, marketing de relacionamento pode ser traduzido como todas as ações tomadas pela instituição com o objetivo de se aproximar de seus clientes. Quando bem executado, traz o cliente para mais próximo da instituição, personalizando o vínculo individualmente e fazendo com que esse cliente se fidelize.

Ao contrário de outras ações realizadas com clientes, o marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo, que objetiva a criação de uma relação duradoura entre empresa e cliente.

Em troca da fidelização do cliente, é comum que as empresas ofereçam algumas vantagens e benefícios para os consumidores fiéis. No caso das instituições de ensino, é possível trabalhar com descontos em matrículas, porcentagens de desconto para indicações, entre outros.

Como tornar o marketing de relacionamento eficaz

Assim como em qualquer relação humana, o marketing de relacionamento se constrói em bases de confiança. Durante as ações de aproximação entre cliente e empresa, é preciso familiarizar a clientela com a instituição, gerando, assim, uma relação de credibilidade.

Quando falamos em marketing educacional, trazer o cliente para mais próximo da instituição de ensino é ainda mais importante. Estratégias tradicionais de propaganda estão defasadas e não atraem mais alunos.

É comum que se veja, em épocas de matrícula, propagandas utilizando expressões como “excelência na arte de ensinar”, “educamos para a vida”, entre outros. No meio educacional, esse tipo de propaganda não funciona mais. É preciso mostrar para os futuros alunos e, principalmente, para seus pais, que sua instituição de ensino aplica tudo aquilo que propaga.

Abaixo, vamos dar algumas dicas para que esse relacionamento seja preciso e eficaz.

1 – Conheça o perfil do seu aluno

Como toda estratégia de marketing, é essencial que se conheça bem o público-alvo. Caso a instituição já tenha anos de mercado, é importante criar um perfil que represente os alunos da escola. Assim, você saberá com mais clareza como se comunicar tanto com seus clientes atuais como com aqueles em potencial.

Escolas de idiomas, por exemplo, podem apresentar diferentes perfis. Existem aquelas que têm como foco alunos no público infanto-juvenil e precisam desenvolver estratégias para atrair esse tipo de cliente. Mas também existem escolas voltadas para adultos, que demandam estruturas de horários de aulas diferentes.

2 – Crie vínculos

Na hora de atrair novos alunos, uma instituição de ensino deve preparar estratégias para que esses possíveis clientes sintam-se atraídos pelo que a escola tem a oferecer.

Principalmente para os clientes em potencial, é essencial que práticas de atendimento de excelência sejam desenvolvidas. A maneira como a escola trata seus alunos é um grande diferencial na hora da decisão entre se matricular em uma instituição ou outra.

Assim, é de grande importância para o marketing de relacionamento da empresa que todas as áreas estejam cientes das estratégias de atendimento para os alunos. Alunos que se sentem mais próximos da escola tendem a se tornar mais fiéis.

3 – Fidelize seu aluno

Existem diversas estratégias de fidelização no marketing de relacionamento. Considerando o processo de longo prazo, a construção de uma boa relação com seu cliente já pode ser considerada uma forma de fidelizá-lo.

Mas também é possível investir em pequenas ações que farão com que seu aluno sinta-se parte da escola e, também, que ela comunique-se com personalidade. Construindo um banco de informações sobre cada aluno, é possível se aproximar sem ser intrusivo.

Enviar mensagens de aniversário, e-mails personalizados, ter atenção com a agenda e frequência de aulas são ações que geram um feedback positivo sem tornar-se inconveniente com seus alunos.

4 – Mantenha o aluno continuamente

Diferentemente de empresas que vendem produtos finais, o ramo educacional apresenta a possibilidade de se investir na continuidade dos alunos. Apresentar opções de educação contínua é uma maneira de manter os clientes fiéis, sempre consumindo os serviços oferecidos pela instituição.

Escolas de fotografia, por exemplo, podem oferecer workshops, além dos cursos tradicionais. Já escolas de idiomas podem ofertar cursos de manutenção e prática ou mesmo descontos para outros idiomas.

5 – Invista em seus professores

Quando falamos em marketing de relacionamento para instituições de ensino, é essencial incluir os professores nessas estratégias. Afinal, são eles que passarão a maior parte do tempo em contato com seu aluno.

Os professores são o carro-chefe de uma instituição de ensino e precisam ser preparados para lidar com possíveis questionamentos dos alunos. Além disso, são eles os grandes propagadores dos reais valores da escola, sendo necessário estar de acordo com a imagem que se busca passar para o público-alvo.

Professores ainda podem funcionar como atrativos de novos alunos. No boca a boca, alunos matriculados podem indicar a instituição de ensino para amigos baseando-se na própria experiência com os professores em sala de aula.

No marketing de relacionamento, é essencial entender que todas as ações a serem tomadas têm o sucesso como objetivo de longo prazo. Assim, mais importante do que apenas executar uma série de determinadas ações, a escola deve desenvolver um perfil de atendimento e relacionamento com todos os profissionais envolvidos, de forma a fidelizar clientes antigos e atrair novas matrículas.

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