O segmento da educação é bastante promissor para quem deseja abrir o próprio negócio. A capacitação profissional em busca de melhores oportunidades, e a crescente globalização faz com que abrir uma escola de inglês seja uma excelente alternativa para quem deseja prosperar com segurança no próprio negócio.
Antes de investir nesse segmento, entretanto, vale a pena conhecer o que é preciso para abrir uma escola de inglês do jeito certo. Preste atenção nas dicas abaixo!
Avaliação de mercado
Ao abrir uma escola de inglês, é preciso ter em mente que o mercado não é igual. Embora o objetivo dos alunos seja, sim, ser fluente em outra língua, nem todas as pessoas têm o mesmo nível de conhecimento ou os mesmos objetivos.
Se você pretende abrir uma escola de inglês perto de um centro comercial de uma grande cidade faz mais sentido investir no inglês empresarial, mais focado em conversação e que tem módulos mais rápidos. Já se você pretende que seu negócio fique em um bairro mais residencial e perto de escolas, pode fazer mais sentido focar em uma educação para crianças e jovens adultos em que o foco é construir as bases do conhecimento.
Avaliar a concorrência e o quão aquecido o mercado é na região de interesse também é importante para encontrar qual deve ser a configuração perfeita para que a sua escola atraia alunos.
Estruturação do modelo de negócio
Feita a análise do mercado é hora de estruturar como vai ser o modelo de negócio, o que inclui saber se você abrirá sua própria escola ou se vai escolher uma franquia.
Enquanto abrir o próprio negócio permite mais liberdade de escolha e de atuação, essa modalidade também exige muito mais investimento, conhecimentos sobre ter o próprio negócio e também envolve mais riscos.
Por outro lado, ao abrir uma franquia você fará parte de uma rede de escolas de uma marca que já está consolidada entre as pessoas. Com isso, fica mais fácil atrair os clientes devido à confiabilidade que seu negócio passará.
Além disso, uma franquia já possui um modelo de negócio pronto, estruturado e de resultados, o que diminui a sua necessidade de criar tudo isso do zero.
Levantamento de investimento
Com a escolha do modelo de negócio você deverá fazer um levantamento de investimento. Isso significa levar em conta todos os valores que deverão ser investidos, desde a regularização do negócio até a criação da estrutura adequada.
Nesse valor também deve estar incluso o capital de giro, que é o dinheiro que você deverá manter para garantir o financiamento das operações da escola. Esse capital, inclusive, é muito importante para manter tudo funcionando no começo quando ainda não há tantos alunos para gerar receita.
No caso de uma franquia, o investimento vai precisar incluir o valor do investimento inicial e também os valores a serem pagos sobre o faturamento, como a taxa de franquia e de propaganda, caso aplicável.
Regularização do negócio
Independentemente da sua escolha você terá que regularizar o negócio. Isso significa que tudo começa com a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) seguido de um registro do contrato social na Junta Comercial da sua cidade.
Também é necessário fazer uma inscrição na Secretaria de Fazenda e se cadastrar junto à Prefeitura para obter a licença de funcionamento. Inspeções do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária fornecem alvarás que permitem que a escola funcione de maneira adequada.
Também é preciso pensar na contabilidade do negócio. Por se tratar de uma escola de idiomas, o seu negócio pode ser enquadrado no Simples Nacional de modo a garantir um pagamento menor e mais simplificado dos tributos devidos.
Planejamento de estrutura
Com tudo em dia em relação à burocracia é preciso começar a planejar como será a estrutura. É importante pensar nos tamanhos das salas, quais serão os equipamentos disponíveis, como serão as áreas de uso comum e de descanso e assim por diante. A intenção é criar uma estrutura funcional, confortável e que favoreça o aprendizado.
Em geral, as franquias já apresentam uma estrutura bem delimitada e otimizada para os objetivos da escola de inglês, o que ajuda a diminuir o esforço nesse sentido. De qualquer maneira, é importante garantir que a estrutura seja planejada de modo a garantir a satisfação de quem vai aprender na sua escola.
Padronização de processos
Além da estrutura é preciso pensar na padronização de processos, especialmente em relação ao método de ensino. Essa padronização deve incluir também questões como a matrícula, oferecimento de material temático, duração e frequência das aulas, avaliações e mais.
Padronizar esses processos é importante porque garante consistência para a sua escola de inglês. Além disso, quanto mais padronizados forem os processos, mais fácil será sustentar o futuro crescimento da escola já que não serão necessárias grandes adaptações.
Em uma franquia, esses processos já estão devidamente padronizados e devem ser seguidos à risca para garantir que a metodologia de ensino também apareça para os seus alunos.
Contratação de funcionários
Outra parte fundamental para abrir uma escolha de inglês é pensar na contratação de funcionários. É preciso que eles sejam devidamente capacitados para a atividade e que sejam capazes de entregar os resultados esperados pelos alunos – ou seja, o aprendizado completo em inglês.
Essa contratação deve acontecer pensando-se na atuação da sua escola. Quanto mais segmentado for o ensino ou quanto mais estruturada for a metodologia, mais qualificação deve ser exigida de quem estará na sala de aula.
Divulgação e captação de alunos
Com tudo pronto para receber os alunos será necessário atraí-los e captá-los. Por isso, abrir uma escola de inglês também significa ter um plano de divulgação, captação e fidelização de alunos.
Pode ser o caso de oferecer um teste de conhecimento grátis ou uma aula experimental gratuita, por exemplo. Isso faz com que mais pessoas sejam alcançadas e saibam sobre o seu negócio, estimulando as matrículas.
Nesse sentido, uma franquia normalmente também apresenta um plano de divulgação e captação que é efetivo, além de estabelecer regras e diretrizes sobre como a propaganda deve ser feita. A própria marca da franquia funciona como uma boa propaganda já que transparece credibilidade e confiança, atraindo mais alunos para a sua escola já que eles já conhecem parte da metodologia.
Para abrir uma escolha de inglês é preciso investir em um bom planejamento para garantir o sucesso. Tudo começa com uma avaliação de mercado, criação de modelo de negócio e levantamento de investimento. Depois, é preciso pensar desde a parte burocrática passando pela padronização de processos e captação de alunos. Nesse sentido, uma opção é abrir uma franquia no setor já que você contará com a confiança de uma marca reconhecida e com um modelo de negócio previamente estruturado.
Ainda resta alguma dúvida do que você precisa fazer para abrir uma escola de inglês e se dar bem no mercado? Aproveite para comentar e participar.