Dar aulas de idiomas de modo mais interessante, ensinando aos alunos algumas técnicas que os ajudem a lidar com temas mundiais, melhorar o aprendizado e, ainda por cima, de modo descontraído. Se você está achando que pode ser complicado unir todos esses elementos, pode acreditar: isso que é mais simples do que parece.
Assistir a filmes e séries é umas das formas mais divertidas e eficazes de aprender um idioma. Que tal usar a Netflix no ensino de línguas?
E para quem pensa que as legendas são restritas ao inglês, espanhol, ou no máximo em francês, são oferecidos entre cinco e sete idiomas (incluindo alemão, japonês, holandês, entre outros), alguns deles com a opção de áudio e legenda simultaneamente.
Preparamos algumas dicas de como usar a Netflix no ensino de línguas. Confira!
Mantenha áudio e legendas
Uma boa dica para seus alunos treinarem o listening e, assim, melhorar o entendimento do novo idioma, é manter o áudio e a legenda dos filmes na língua que está sendo aprendida. Assim, será mais fácil para eles perceberem a pronúncia correta das palavras. A outra vantagem, é que caso alguma frase não seja entendida através do áudio, as legendas vão ajudar o aluno a se certificar das palavras que geraram dúvidas.
Retire as legendas
Caso o estudante já tenha algum domínio sobre o idioma, mas queira melhorar a fluência, o mais indicado é retirar as legendas dos filmes ou séries. Além de os ouvidos ficarem com a escuta mais focada, retirar a legenda faz com que os sentidos tornem-se mais aguçados, dando espaço para que o aluno trabalhe a questão da compreensão da linguagem verbal e até mesmo gestual.
Use aplicativos para celular
Alguns recursos – como a instalação de aplicativos – também podem ajudar quando você quiser aprender um idioma via smartphone. O Lingvo, por exemplo, permite o acesso às legendas dos filmes, para que a pessoa realmente fixe a língua.
Para usá-lo, é fácil: basta que o usuário instale a extensão do aplicativo no Chrome e o aplicativo no celular (Android e IOS). Depois que o celular e o computador (via um código PIN) estiverem emparelhados (por um código PIN e pela assinatura da Netflix), a transmissão das legendas é iniciada simultaneamente no Chrome e no mobile.
Escolha séries favoritas
É impressionante o sucesso da maioria das séries, e de alguns filmes, exibidos pela Netflix. Em junho deste ano, a empresa divulgou uma pesquisa em que mostra as séries preferidas dos brasileiros, oferecidas pelo serviço de streaming.
Uma boa opção para incrementar a aula de idiomas, é elaborar uma votação entre as séries mais famosas e pedir que os alunos escolham duas preferidas. Com as duas séries em mãos, o professor pode dividir a turma em duas e realizar uma competição de palavras, frases e traduções de diálogos entre os principais personagens. Esse tipo de atividade anima a aula, e as pessoas aprendem sem perceber.
Proponha encenação de passagens
Combinar o aspecto lúdico ao ensino pode gerar resultados interessantes, especialmente em outro idioma. Caso a turma seja grande, divida os alunos em grupos e peça que eles escolham uma passagem marcante de um filme ou série, para representá-la em sala de aula. Levar tarefas para casa gera comprometimento e dedicação.
Tenha uma lista de séries
Uma boa dica é ter uma lista com várias opções para escolher. Separamos algumas dicas de séries da Netflix para você trabalhar em sala de aula. Elas estão divididas em temas e podem atrair adolescentes e adultos.
Ação e aventura
- Arrow: considerado morto após o seu barco ter naufragado, Oliver Queen, retorna depois de cinco anos, e pretende combater o crime.
- 24 Horas: Jack Bauer é um agente de uma organização de combate ao terrorismo. Ele corre contra o tempo para salvar os Estados Unidos.
- Prison Break: um homem comete um crime propositalmente e, na cadeia, tenta elaborar um plano de fuga para seu irmão, condenado injustamente.
- La Reina del Sur: conta a história de uma jovem mexicana que se torna uma das maiores traficantes de drogas da Espanha.
Dramas policiais/crime
- How to Get Away with Murder: estudantes de direito criminal, e sua professora, se envolvem em uma trama de assassinato.
- The Blacklist: criminoso, considerado um dos mais perigosos dos Estados Unidos, decide se entregar e faz um pacto com o FBI, o de colaborar com a polícia, com uma condição: se uma agente novata se tornar sua parceira.
Comédias dramáticas
- Orange Is the New Black: relata a rotina de um presídio feminino nos Estados Unidos.
- Misfits: um grupo de jovens condenados é obrigado a prestar serviço comunitário. Eles adquirem poderes sobrenaturais depois de serem atingidos por raios.
Comédias irreverentes
- Bojack Horseman: apresenta um mundo no qual as pessoas convivem com animais que têm características humanas.
- Club de Cuervos: dois irmãos competem entre si para decidir quem vai liderar o time de futebol criado pelo pai, já morto.
- Unbreakable: mostra a rotina de uma jovem depois de ser libertada de um lugar subterrâneo, onde ficou presa com outras mulheres por 15 anos.
Dramas políticos
- House of Cards: traz a rotina de um político americano e de sua esposa, que são capazes de tudo para conquistar o poder em Washington D.C.
- The Good Wife: retrata a tentativa de uma advogada voltar a trabalhar, após de ter passado 13 anos em casa com os filhos, e depois que o marido foi preso.
Super-heróis
- Marvels Daredevil: protagonizado pelo Demolidor, mostra o cotidiano de um advogado cego, que combate o crime à noite.
- Gotham: mostra os dissabores vividos pelo detetive James Gordon, que mais tarde se tornaria o Comissário Gordon, das histórias em quadrinhos.
- The Flash: conta a história de Flash, herói que é capaz de se locomover em velocidade sobre-humana.
Dramas históricos
- Mad Men: retrata uma agência publicitária na década de 1960.
- Narcos: reconstrói a vida de Pablo Escobar, um dos maiores chefes do tráfico de drogas da Colômbia, morto em 1993.
- The Americans: conta a rotina de dois agentes russos que passam informações à KGB. Ambos moram nos Estados Unidos e vivem como americanos.
Terror
- Z Nation: relata a história de um rapaz que viaja de Nova York à Califórnia para chegar a um laboratório. Lá, seu sangue será colhido e usado para curar pessoas afetadas por um zumbi.
- The Walking Dead: retrata um grupo de pessoas que foi capaz de sobreviver a apocalipse zumbi.
Como acabamos de mostrar, as opções para tornar a sua aula de idiomas mais interessante, e melhorar o aprendizado dos seus alunos, são muitas! E a quantidade de filmes e séries disponíveis englobam todos os gostos e estilos. O importante é entender qual delas se adapta melhor ao perfil e nível de conhecimento da turma, e contribui mais para o desenvolvimento dos estudantes.
Você tem alguma série ou filme para nos sugerir? Já testou alguma das nossas dicas? Costuma usar a Netflix no ensino de línguas? Deixe o seu comentário! Participe também do nosso blog, enviando sugestões.