Uma feira de franquia é uma espécie de convenção que funciona como a ponte entre franqueadoras e interessados em se tornar franqueados. As empresas de cada feira apresentam suas propostas e vantagens e os futuros franqueados podem conhecer melhor cada opção.
Essa é uma excelente oportunidade tanto para investidores qualificados quanto para quem está começando a se aventurar no mercado de franchising. Mas como fazer para aproveitar ao máximo essa oportunidade? Confira 5 passos imperdíveis a seguir!
- Prepare-se e defina objetivos
Antes de visitar a feira de franquias, comece se preparando para o evento. Conheça, por exemplo, quais são as franqueadoras que estarão presentes e identifique se elas têm a ver com o seu perfil.
A partir disso, determine quais são seus objetivos: conhecer uma franqueadora em especial, conversar com outros franqueados, tirar dúvidas específicas e assim por diante.
Porém, é especialmente importante não ficar focado em apenas um segmento, pois mesmo que a sua ideia seja bastante específica, é possível que uma nova possibilidade seja vantajosa para você.
- Elabore um roteiro de visita
Depois de se planejar, você deve elaborar um roteiro de visita. Isso significa determinar, por exemplo, quais stands você vai visitar em cada momento e também em qual ordem.
O ideal é garantir que você visite stands próximos em momentos adjacentes, já que isso vai evitar que você precise ficar se deslocando à toa pela feira. Quanto maior for o número de franquias na feira, maior é a necessidade de elaborar um roteiro.
- Anote dúvidas e perguntas
Antes mesmo de chegar à feira, você deve começar a procurar informações sobre as franquias que você deseja conhecer. Visite o site de cada opção e veja quais são as principais informações.
A partir disso, identifique o que você gostaria de saber e não está exposto no site, para já preparar as suas perguntas e dúvidas. É importante que elas tenham a ver com seus objetivos, para que fique mais claro qual é a melhor opção para o que você espera.
- Vá com tempo para a visita
Uma das piores práticas ao visitar uma feira de franquias é fazer tudo com pressa. Você passa correndo por cada stand e, ao mesmo tempo em que vê tudo, sai de lá sem conhecer nada em profundidade.
Por isso, é importante dedicar tempo o bastante para a visita. É o caso de permanecer um dia inteiro para conhecer as franquias e, dependendo do seu roteiro, vale a pena até separar mais de um dia para visitar.
- Não feche negócio na feira
Por mais que você faça tudo certo, é fundamental não fechar negócio na feira. Mesmo que você ache que é uma decisão bem informada, provavelmente você estará sendo apressado para fechar negócio.
Por isso, o ideal é visitar a feira, avaliar as propostas e informações e, depois, procurar as franquias do seu interesse. Depois de entender melhor sobre a circular de oferta de franquia, você poderá tomar a melhor decisão possível.
Com esses passos, vai ficar mais fácil identificar e aproveitar ótimas oportunidades oferecidas em uma feira de franquias, garantindo que você faça o melhor investimento possível de maneira altamente informada.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos que também participam dessas feiras!