Realidade aumentada: tecnologia e motivação na hora de aprender

Você se lembra do fenômeno do game Pokémon Go? Esse é o exemplo mais conhecido de aplicativo que apostou fortemente na tecnologia da realidade aumentada. Agora, imagine esse tipo de inovação sendo utilizado em sala de aula! Isso deve acontecer muito em breve, e a Academia Washington já está se preparando para lançar a novidade em suas escolas.

A realidade aumentada, que começa a se popularizar cada vez mais no mundo, é capaz de gerar inúmeras alternativas de uso para os smartphones. Desde jogos até pesquisa por imagens direto da câmera do celular, essa tecnologia tem avançado em direção a uma combinação inédita entre o mundo real e o virtual. No campo da educação, o uso de gadgets e aplicativos promete uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

A possibilidade de aprender brincando nunca foi tão verdadeira. O que o conceito de realidade aumentada propõe é justamente promover a gamificação das coisas, ou seja, transformar aspectos da realidade em um jogo dentro de um aplicativo. Assim, os alunos poderão explorar novos conhecimentos de uma forma prazerosa. Mas não pense que é apenas pelo entretenimento e consequente motivação dos alunos que essa tecnologia pode favorecer o ensino.

Tendo à sua disposição imagens que vão além do padrão bidimensional dos objetos, os estudantes conseguem compreender e fixar melhor o conteúdo. Realidades distantes se tornam mais próximas para os alunos quando eles podem interagir com elas e observá-las de um modo tridimensional. As fotografias e ilustrações contidas num livro didático, por exemplo, com o recurso da realidade aumentada podem aparecer com movimento e riqueza de detalhes em um vídeo no celular do aluno.

Achou legal essa ideia? A Academia Washington defende a utilização de ferramentas criativas e tecnológicas que estimulem o aprendizado e aprofundem a experiência de seus alunos com a língua inglesa. Estamos trabalhando no desenvolvimento do nosso aplicativo para que a realidade aumentada como recurso didático seja mais um dos diferenciais do nosso jeito de ensinar inglês. Você vai se surpreender!

Leia mais: Dicas para aprender inglês com música

Deixe um comentário