Dicas para aprender inglês com música

Você sabia que ouvir músicas pode trazer muitos benefícios para a sua vida? Pode aliviar a ansiedade, promover o bom humor, melhorar a qualidade do sono e é muito útil no aprendizado de um novo idioma.

Existem estudos científicos que comprovam que a música pode ser uma ótima professora na hora de aprender uma nova língua, já que ela pode ajudar na gramática, melhorar a ortografia e desenvolver as habilidades linguísticas de leitura, escrita, fala e audição. Além disso, quem não gosta de colocar as músicas preferidas em um volume bem alto e soltar a voz?!  Confira dicas para aprender inglês com músicas e aproveite ao máximo esse método agradável e divertido de aprender.

Como aprender inglês com música

A melodia nas músicas faz com que elas grudem em nossas cabeças e, por isso, é tão mais fácil lembrar de uma letra inteira, mesmo muito longa, do que lembrar daquela fórmula da aula de física que você teve na semana passada – por esse motivo, professores de cursinhos são aclamados por suas composições. E, se a música ajuda a aprender até física, veja como ela será uma forte aliada no aprendizado da língua inglesa.

Inicie com músicas de sentenças fáceis

Algumas músicas possuem um vocabulário mais simples do que outras, para quem está iniciando a dica é começar com músicas fáceis, geralmente essas repetem frases e são curtas.

Algumas dicas de músicas populares atualmente para quem não sabe por onde começar:

  • Shake It Off – Taylor Swift
  • This Is What You Came For – Calvin Harris (feat. Rihanna)
  • Youth – Troye Sivan
  • The Lazy Song – Bruno Mars
  • Cool Girl – Tove Lo

Mas é claro, tudo depende do seu gosto pessoal.

Preste muita atenção nas letras

Muitas vezes quando escutamos uma música, prestamos mais atenção na melodia do que na letra. As músicas contêm um vocabulário útil, com frases e expressões, além de linguagem cotidiana. Essas letras podem te ajudar a desenvolver uma conexão com a linguagem, te dando novas maneiras de se expressar em diferentes situações.

Preste atenção na pronúncia

Assim como no Brasil e suas regiões afora, na língua inglesa existem várias formas de pronunciar uma mesma palavra, variando o sotaque. Preste atenção nas pronuncias, cante junto e se esforce para tornar a sua pronuncia mais parecida com a da música, treinando muito o seu inglês na forma oral.

Memorize as músicas e cante-as sem precisar das letras

Depois de um tempo você vai memorizar as músicas normalmente, assim como memoriza músicas em português. Nesse ponto você está pronto para dar o próximo grande salto: cantar a música sem precisar acompanhar a letra escrita. Nessa hora, você já pode adotar seu novo vocabulário e começar a incluí-lo nos diálogos do dia a dia.

Seguindo todas essas dicas ficará muito mais fácil e divertido aprender inglês 😉

Deixe um comentário