Como praticar inglês com as crianças em casa

É férias! Tempo de descansar e repor as energias para mais um ano letivo que começa no próximo mês. Porém, estimular as crianças a terem gosto por leitura e diversas outras maneiras de estudar, é a melhor coisa que você enquanto pai, mãe, irmão mais velho, padrinho, tio, primo, whatever, pode fazer para o sucesso dos pequenos. É por isso que esse post vem cheio de ideias de como praticar inglês com as crianças em casa, mesmo nas férias, e ainda garantir diversão para toda a família. Vem ler!

Praticar inglês nas férias com as crianças

Quando uma criança começa a estudar inglês – válido para qualquer idioma –, é fundamental que ela seja incentivada positivamente com os exercícios e, para isso, estimular a sua imaginação deve ser o primeiro passo. Dessa forma, aprender fica divertido e o conteúdo é absorvido naturalmente. Então, se para crianças aprenderem inglês é preciso encontrar atividades divertidas, as férias são o tempo perfeito para praticar. Invista em brincadeiras, passeios e cineminha em casa.

Stop

Jogo clássico do tempo em que a internet não existia! Você com certeza já jogou alguma vez na sua vida. Ele é muito simples e excelente para a estimular a memória, por isso, é tão legal de ser utilizado para praticar o inglês. Para jogar Stop, você só precisa de papel e caneta, coloque os temas no topo da folha e a cada rodada escolham uma letra para preencher os temas com palavras que comecem com a letra escolhida, só que dessa vez, em inglês 😉

Dicas de temas: Name, City, Food, Animal, Fruit, Color, Music.

Pictionary

O Pictionary é um jogo de tabuleiro, mas é muito fácil de adaptar a brincadeira utilizando apenas canetas, papel. Ah! E tem que gostar de desenhar.

O jogo funciona assim: monte duas equipes com pelo menos dois participantes cada uma. Anote vários temas em pedacinhos de papel (podem ser os mesmos temas do Stop), dobre os papéis e façam sorteios por equipe a cada rodada. Agora, é só começar a desenhar algo da categoria sorteada com o objetivo de fazer a sua equipe adivinhar, caso alguém da outra equipe adivinhe, ponto para ela. Não esqueça que só valem palavras em inglês, tá?

Netflix

O quê? Isso mesmo! A Netflix é uma excelente ajudante para estimular crianças a praticarem o inglês. Como? Há várias maneiras:

  1. Desenhos que interagem em inglês

Em Dora The Explorer e Go Diego Go por exemplo, os personagens falam em português, mas interagem com quem está assistindo em inglês o tempo todo. Isso estimula crianças pequenas a conhecerem mais sobre a língua.

  1. Assistir desenhos/filmes em inglês sem legendas

Crianças são tão adaptáveis que quando você vê, elas estão assistindo seus desenhos e filmes em inglês sem precisar de nenhuma tradução. Elas assimilam o que estão vendo com o que estão ouvindo rapidamente, como mágica.

  1. Áudio em português, legenda em Inglês

Para as crianças já alfabetizadas, tente deixar as legendas em inglês. É interessante como elas podem relacionar o que estão ouvindo com as palavras que vão lendo, ao mesmo tempo que veem o que estão lendo e ouvindo.

  1. Áudio e legenda em inglês

Essa técnica é utilizada até mesmo para adultos, mas pode funcionar muito bem com crianças a partir de 10 anos. Principalmente se elas já tiverem algum conhecimento em inglês, assim fica mais fácil de reconhecer as palavras que estão ouvindo enquanto leem e podem treinar ouvindo o idioma.

  1. Ouvir e cantar músicas em inglês

Pegue a letra da música e comece a cantar junto. Essa é uma ótima maneira de treinar a pronúncia e o que é melhor, treina-la em ritmos diferentes.

Frases no cotidiano

Também é muito bacana inserir frases simples no cotidiano. Fica fácil de aprender, gravar na memória e deixar o inglês automático no dia a dia. Veja alguns exemplos de frases para usar:

  • Give me five!
  • Please, tie your shoes
  • Brush your teeths
  • Come on! Dinner’s ready
  • Hurry up, it’s late
  • What do you want to do today?

20 Questions

Esse é mais um jogo disponível em versão tabuleiro, mas que é fácil de adaptar para brincar em casa, usando coisas que você já tem. Você vai precisar de papel, caneta, gostar de desenhar como o Pictionary, mas também vai precisar de um pouquinho mais de conhecimento em inglês. Nesse jogo as perguntas só podem ser feitas em inglês e as respostas só podem ser feitas em YES or NO. Sorteie os temas, comece os desenhos e valendo!

Ótimo treino para crianças com maior desenvolvimento na língua inglesa, estimula a formação de frases e questões inteiras.

Zoológico

Um passeio divertido e ótimo para expandir o conhecimento sobre os animais, inclusive os seus nomes em inglês. Normalmente, os próprios Zoológicos já deixam nas placas os seus nomes em português e em inglês. Vocês vão adorar!

Agora vocês não tem mais desculpas para não treinar o inglês brincando nas férias. Aproveitem!

Deixe um comentário