Aprender um novo idioma traz benefícios psicológicos

Com certeza você já ouviu falar sobre inúmeras vantagens em aprender um novo idioma, principalmente quando se trata do inglês, o idioma considerado a “língua universal”. Aonde quer que você vá, seja qual for o continente ou a língua falada no local, você encontrará uma forma de se comunicar se souber falar inglês, além de garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.

O que talvez você não saiba é que além de benefícios relacionados a viagens e novas oportunidades de carreira, aprender um novo idioma pode fazer bem até mesmo para a sua mente. Antigamente era comum acreditar que aprender duas línguas criava confusão na mente, entretanto pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novas línguas.

Descubra como aprender um novo idioma traz benefícios psicológicos!

Aprender inglês faz bem para a mente

Estudos demonstraram que crianças bilíngues, de fato, superam as crianças monolíngues em certas tarefas cognitivas, ou seja, aprender inglês é capaz até mesmo de melhorar sua capacidade de concentração e de pensar/agir.

Melhorias de concentração e aprendizagem

Estudar uma segunda língua traz maior controle emocional e melhora a concentração, é uma ótima atividade para quem não consegue se concentrar durante as aulas ou em uma palestra, por exemplo. As melhorias no processamento cognitivo e sensorial impulsionadas podem ajudar uma pessoa bilíngue a processar melhor a informação no ambiente, levando a um sinal mais claro para a aprendizagem.

Diminui ou atrasa as probabilidades de problemas neurológicos

De acordo com um estudo feito em 2012, o bilinguismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis. Isso acontece porque, ao estimular tanto a atividade cerebral, o estudo de novos idiomas mantém a mente sempre ativa e ajuda a minimizar o risco de doenças cerebrais degenerativas no futuro.

Aumenta a função cerebral e memória

Crianças criadas em um ambiente bilíngue tem memórias mais fortes do que aquelas que sabem apenas uma língua. Isso significa que são melhores em cálculo mental, leitura e outras inúmeras atividades. Pessoas que se tornam bilíngues já na fase adulta também desenvolvem essa habilidade. Além disso, pessoas bilíngues melhoram sua capacidade de realizar multitarefas, podendo mudar de uma tarefa para a outra mais rapidamente.

Melhora o seu idioma materno

Aprender inglês pode até mesmo ajudar a melhorar o seu português, uma vez que aprender uma segunda língua chama sua atenção para as regras e estrutura do idioma.

Desenvolve o cérebro

O cérebro é muito beneficiado no processo de aprendizagem de outros idiomas, pois os exercícios fazem com que o cérebro relacione as linguagens e aumente as regiões onde circulam as células nervosas. Ou seja, quanto mais você aprende uma língua, mais potente e saudável seu cérebro vai ficar.

Sabendo disto, não existe desculpa para não aprender um novo idioma, não é mesmo? Com a metodologia Washington você aprende a pensar em inglês, confira nossas opções de curso. Vem pra Washington! 😉

Deixe um comentário